A Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria da Ouvidoria, Gestão e Transparência (SEGET), realizou no último sábado (11/05/2019) uma palestra para os motoristas do município. A palestra foi ministrada pelo o Servidor Galdino Bezerra de Araújo Neto (SECJEL), que teve como tema “Procedimentos com os Transportes da Prefeitura Municipal de Sobral”.

Na ocasião, foi apresentado os seguintes tópicos: Condutas que deverão ser adotadas, Manutenção Periódica e Preventiva, Motorista e o meio ambiente, Responsabilidade do motorista, proibições e Direção Defensiva; Além de muito diálogo com os motoristas.

O Gerente da célula de Gestão de Serviços Logísticos, João Jorge Romeiro Martins (SEGET), também participou do encontro, tirando as principais dúvidas dos motoristas e anotando os principais pontos com o diálogo realizado entre os motoristas.

Dos 184 municípios do Estado do Ceará, cerca de 60 pagam aposentadorias e pensões a seus servidores públicos titulares de cargo efetivo por meio de regimes próprios de previdência social (RPPS), aqueles independentes do Regime Geral administrado pelo INSS. Para orientar e discutir sobre a sustentabilidade, eficiência e equilíbrio financeiro e atuarial desses fundos específicos, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará juntamente com Ministério Público do Estado, Escola de Gestão Pública (EGP) e Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) promoverão seminário no dia 25/5 (sexta-feira), na sede da Corte, das 8h às 16h30.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até a véspera do evento pela página do Sistema de Gestão Educacional (Siged), do Instituto Plácido Castelo (IPC). Além de agentes que atuam na área, o público-alvo inclui servidores e gestores públicos em geral e servidores e membros do próprio TCE. Na programação estão previstos cinco temas, distribuídos em três painéis: Responsabilização dos Gestores; Compensação Previdenciária e a Concessão de Benefícios no RPPS; e Desafios para a Gestão e Sustentabilidade.

•  https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3101-previdencia-dos-municipios-e-tema-de-seminario-dia-25-de-maio-no-tce

Para aprimorar métodos de prevenção e combate à corrupção, além do monitoramento das despesas públicas, no âmbito do Observatório da Despesa Pública do Ceará (ODP.Ceará), a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, no período de 05 a 09 de novembro de 2018, o curso “Análise de Dados na Prática – nível intermediário” com a participação de servidores da CGE e do ODP.Sobral.

O treinamento apresentou conceitos padrão de técnicas de Mineração de Dados e exemplos de aplicações em casos reais do Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo o coordenador do ODP.Ceará, Marcos Nagaki, a capacitação é de grande importância para a CGE, e em especial para o ODP.Ceará. “Estes conhecimentos irão auxiliar na construção de um ambiente especializado em técnicas avançadas de Mineração de Dados, o que contribui no aprimoramento de métodos de prevenção, de combate à corrupção e de monitoramento das despesas públicas”, ressaltou.

Para o coordenador ODP.Sobral, Reinaldo Duailibe, o curso contribuirá, sobremaneira, com a celeridade e excelência dos trabalhos a serem realizados no ODP.Sobral. “O conhecimento adquirido nesta capacitação maximizará os resultados e minimizará os esforços na condução das atividades de mineração de dados, munindo os gestores de excelente material para as tomadas de decisões. Parabéns à CGE pela brilhante iniciativa. Agradeço em nome do município de Sobral, esta oportunidade ímpar”, afirmou.

Em iniciativa do Ministério da Transparência (CGU), cidadãos também poderão registrar denúncias e reclamações nas esferas federal, estadual e municipal. Evento acontece em 27 cidades do país. O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) - por meio da Ouvidoria-Geral da União - participa, neste sábado (26), simultaneamente em 27 cidades do país, da 25ª edição da Ação Global. Em cada um dos municípios selecionados e no Distrito Federal, será montado o Estande das Ouvidorias Públicas, um local onde os cidadãos poderão receber orientações e registrar denúncias, reclamações, solicitações e sugestões para simplificação sobre serviços públicos em geral, sejam eles federais, estaduais ou municipais.

A iniciativa pretende estimular a participação e o controle social na melhoria da gestão, além de ampliar o conhecimento da população sobre os direitos dos usuários de serviços públicos. A CGU também fornecerá orientações sobre utilização de canais eletrônicos de interação entre a sociedade e o Poder Público, entre eles o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV), que desde 2017 vem sendo disponibilizado para estados e municípios, e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC); além de distribuir cartilhas e manuais sobre esses temas.

Locais da Ação Global:
https://redeglobo.globo.com/acao-global/noticia/acao-global-nacional-sera-realizada-em-28-cidades-do-pais-no-dia-26-de-maio.ghtml

A Ação Global é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Rede Globo. Educação, direitos humanos e sustentabilidade ambiental são foco da atual edição. Ao longo de 25 anos, cerca de 46 milhões de pessoas já conseguiram acesso a serviços básicos de cidadania, qualidade de vida e prevenção de saúde, como emissão de documentos, assistência jurídica e realização de exames médicos.

Mais informações  >>>  http://www.cgu.gov.br/noticias/2018/05/acao-global-ouvidorias-prestam-orientacoes-sobre-servicos-publicos