A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Ouvidoria, Gestão e Transparência (Seget), abriu nesta quinta-feira (22/08) as inscrições para o "Curso presencial de planilhas eletrônicas: módulo I (nível básico)", que será ministrado por Jairo Ferreira Alves, analista de auditoria.

O objetivo do curso é capacitar os servidores do município que trabalham com planilhas eletrônicas, proporcionando aos participantes os conhecimentos básicos da ferramenta e os recursos que poderão ser utilizados em seu cotidiano pessoal e profissional.
 
Os interessados têm até o dia 30 de agosto para realizar a inscrição. As aulas acontecerão no auditório da Prefeitura de Sobral, de 2 a 25 de setembro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 18h, para a Turma A; e de 3 a 26 de setembro, às terças e quintas-feiras, das 16h às 18h, para a Turma B. Cada participante deve levar notebook para acompanhar as aulas e realizar os exercícios.

Inscrições AQUI

 

No último dia 20 de agosto, a Ouvidoria na Comunidade esteve presente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Irmã Oswalda, no bairro Alto da Brasília. O objetivo da ação foi divulgar os canais de atendimento, expondo o fluxo das manifestações da Ouvidoria.

Na ocasião, a população teve a oportunidade de conversar com os técnicos da Ouvidoria acerca de suas reclamações. Todas as manifestações foram registradas e encaminhadas para os órgãos responsáveis. 

A Ouvidoria na Comunidade tem como objetivo conhecer de perto as demandas da população, por meio de uma participação social e de ouvidoria ativa.

 

Para aprimorar métodos de prevenção e combate à corrupção, além do monitoramento das despesas públicas, no âmbito do Observatório da Despesa Pública do Ceará (ODP.Ceará), a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, no período de 05 a 09 de novembro de 2018, o curso “Análise de Dados na Prática – nível intermediário” com a participação de servidores da CGE e do ODP.Sobral.

O treinamento apresentou conceitos padrão de técnicas de Mineração de Dados e exemplos de aplicações em casos reais do Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo o coordenador do ODP.Ceará, Marcos Nagaki, a capacitação é de grande importância para a CGE, e em especial para o ODP.Ceará. “Estes conhecimentos irão auxiliar na construção de um ambiente especializado em técnicas avançadas de Mineração de Dados, o que contribui no aprimoramento de métodos de prevenção, de combate à corrupção e de monitoramento das despesas públicas”, ressaltou.

Para o coordenador ODP.Sobral, Reinaldo Duailibe, o curso contribuirá, sobremaneira, com a celeridade e excelência dos trabalhos a serem realizados no ODP.Sobral. “O conhecimento adquirido nesta capacitação maximizará os resultados e minimizará os esforços na condução das atividades de mineração de dados, munindo os gestores de excelente material para as tomadas de decisões. Parabéns à CGE pela brilhante iniciativa. Agradeço em nome do município de Sobral, esta oportunidade ímpar”, afirmou.

A Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria da Ouvidoria, Gestão e Transparência (SEGET), realizou no último sábado (11/05/2019) uma palestra para os motoristas do município. A palestra foi ministrada pelo o Servidor Galdino Bezerra de Araújo Neto (SECJEL), que teve como tema “Procedimentos com os Transportes da Prefeitura Municipal de Sobral”.

Na ocasião, foi apresentado os seguintes tópicos: Condutas que deverão ser adotadas, Manutenção Periódica e Preventiva, Motorista e o meio ambiente, Responsabilidade do motorista, proibições e Direção Defensiva; Além de muito diálogo com os motoristas.

O Gerente da célula de Gestão de Serviços Logísticos, João Jorge Romeiro Martins (SEGET), também participou do encontro, tirando as principais dúvidas dos motoristas e anotando os principais pontos com o diálogo realizado entre os motoristas.

Dos 184 municípios do Estado do Ceará, cerca de 60 pagam aposentadorias e pensões a seus servidores públicos titulares de cargo efetivo por meio de regimes próprios de previdência social (RPPS), aqueles independentes do Regime Geral administrado pelo INSS. Para orientar e discutir sobre a sustentabilidade, eficiência e equilíbrio financeiro e atuarial desses fundos específicos, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará juntamente com Ministério Público do Estado, Escola de Gestão Pública (EGP) e Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) promoverão seminário no dia 25/5 (sexta-feira), na sede da Corte, das 8h às 16h30.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até a véspera do evento pela página do Sistema de Gestão Educacional (Siged), do Instituto Plácido Castelo (IPC). Além de agentes que atuam na área, o público-alvo inclui servidores e gestores públicos em geral e servidores e membros do próprio TCE. Na programação estão previstos cinco temas, distribuídos em três painéis: Responsabilização dos Gestores; Compensação Previdenciária e a Concessão de Benefícios no RPPS; e Desafios para a Gestão e Sustentabilidade.

•  https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3101-previdencia-dos-municipios-e-tema-de-seminario-dia-25-de-maio-no-tce